Já falamos um pouco sobre a decoração com flores no nosso artigo “O que é o design floral e como ele pode te ajudar”, agora você vai descobrir um pouco mais sobre a sua história e os aspectos dessa técnica milenar.
As flores sempre foram símbolos sociais, espirituais e estéticos desde os primórdios da humanidade, para presentear em momentos especiais, para se despedir de entes queridos e até mesmo para decorar espaços. A decoração com flores sempre esteve presente, apesar de ter ganhado mais popularização nos dias de hoje.
Existem registros da decoração através das flores no Antigo Egito, 2.800 A.C., usados por membros da alta sociedade. Por essa razão, até hoje as flores são consideradas itens de requinte em grandes palácios e na realeza.
Já no Japão, existia a Ikebana, conhecida como Kado, cuja composição floral ganhou significado espiritual. A técnica japonesa de decoração com flores, acreditava que divindades habitavam nos elementos naturais como árvores, flores e pedras. Com o passar dos anos, muitos designs de flores começaram a simplificar sua arte. Se antes era preciso de sacerdotes indo para as matas buscar pedras e árvores, com o tempo pequenos arranjos foram criados para decorar espaços.
A implementação da decoração com flores na Grécia e na Roma surgiu através das famosas guirlandas, usadas principalmente em festas pelos convidados e anfitriões. Já durante o renascimento, a história dos arranjos florais seguiu o seu caminho evolutivo e através de outras artes como a pintura, e, os designs florais, se tornaram mais ousados e assimétricos.
Atualmente, a forma que usamos flores remete a todas essas influências, inclusive religiosas como podemos ver em casamentos e enterros.
A decoração com flores é a especialidade do Empório Santa Rosa. Aqui, nós fazemos as flores ganharem um novo significado na sua decoração.
Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais.